quarta-feira, 10 de março de 2010

Idoso vítima de queimaduras: identificação do diagnóstico e proposta de intervenção de enfermagem

Cuidados de Enfermagem a vítimas de queimaduras sempre foram um desafio para a Enfermagem, porém não existe profissional mais habilitado para a prestação de cuidados a vítimas de queimaduras do que o enfermeiro. Em especial as vítimas idosas, as quais requerem maior atenção e a utilização de teorias de Enfermagem que possibilitem uma assistência diferenciada e holística. (Dr. Thiago Monção)
Vejamos o artigo recomendado pelo Dr. Thiago Monção

Autoras: Maria Célia de FreitasI; Maria Manuela Rino MendesII

IDoutora em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Estadual do Ceará. maria.celia30@terra.com.br
IIProfessora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo

RESUMO

Estudo de caso que objetivou identificar os Diagnósticos de Enfermagem (DE) conforme taxonomia II da Nursing American Nursing Association (NANDA), em idoso vítima de queimaduras de 2° e 3° graus e elaborar as intervenções de Enfermagem. Foram identificados oito DE, sendo cinco com presença de características definidoras e fatores relacionados (atuais) e três de risco. Elaborou-se propostas de intervenção iniciando pelas necessidades relacionadas aos sistemas vitais, fisiológicos, base da hierarquia das necessidades humanas básicas. Ao final, observou-se a importância da aplicabilidade do processo de enfermagem na implementação do cuidado e a necessidade do mesmo no exercício do fazer cotidiano.

Artigo na íntegra disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000300021

Nenhum comentário:

Postar um comentário