sábado, 6 de março de 2010

A produção científica de enfermagem em saúde da mulher e da criança: programa brasileiro

Recomendado por Dr. Thiago Monção
Enfermagem medindo forças no Dia Internacional da Mulher
É interessante ver que pesquisadores se dedicam ao levantamento de publicações de certos temas tão importantes como a Saude da Criança e a Saude da Mulher. Cmpensa ler o resumo e se possível o tezto na íntegra.
Autoras: Tyrrell, Maria Antonieta Rubio; Cabral, Ivone Evangelista.
RESUMO:
Trata da produção científica de enfermagem no Brasil, especificamente na área da saúde da criança e da mulher, através de dissertações e teses. O interesse abrange a divulgação de resultados da produção por períodos, regiões e temáticas com o objetivo de determinar tendências e prioridades nacionais. A natureza do estudo é quantitativa com indicativos qualitativos. Os dados foram coletados nos catálogos do Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem e na Revista Brasileira de Enfermagem, utilizando-se a análise documental. Os resultados mostraram uma tendência de expansão nacional e regional na medida em que se criam cursos/programas de mestrado e doutorado, com hegemonia da Região Sudeste. A contribuição da produção científica de enfermagem na área da saúde da criança e da mulher é significativa para a produção geral da enfermagem. As temáticas pesquisadas configuram uma preocupação de investigação na esfera do saber/fazer, portanto, focalizando a realidade objetiva no plano dos assistidos. Há necessidade de priorizar-se investigações em outras esferas temáticas.(Au)
Disponível em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=407339&indexSearch=ID
Acesso em: 08 e março de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário